1. Como saber se eu preciso de terapia?
Muita gente só procura ajuda quando está no limite. Mas a terapia não serve só para “quem está mal”. Na verdade ela é um espaço para quem quer se entender, tomar decisões com mais consciência e viver com mais liberdade. Se você sente que está repetindo padrões, está perdido ou se cobrando demais, talvez seja hora de conversar com alguém.
2. O que acontece na primeira sessão?
A primeira sessão é um encontro de escuta, acolhimento e, principalmente, esclarecimento. Não há julgamento ou fórmula pronta. É o momento em que você começa a contar sua história no seu ritmo, e eu, como terapeuta, começo a caminhar com você, respeitando seus tempos e limites. Nosso objetivo é esclarecer um pouco o que está acontecendo com você, fazendo um primeiro diagnóstico da sua situação e apresentando os possíveis caminhos de trabalho.
3. Qual a sua abordagem como psicólogo?
Minha escuta é baseada em uma psicologia que valoriza a singularidade de cada pessoa. Trabalho com base na abordagem humanista-existencial, em específico a Gestalt-terapia. Busco compreender o que você está vivendo de forma profunda, sem te encaixar em rótulos.
4. Você atende online ou presencial?
Atendo online pessoas do Brasil e mundo afora, e presencialmente pessoas de Campinas – SP. As sessões online têm a mesma seriedade e profundidade das presenciais, e funcionam muito bem para quem tem uma rotina mais corrida ou está em outra cidade ou país.
5. Quanto tempo dura uma terapia?
A terapia é um processo. Algumas pessoas sentem mudanças em poucas semanas; outras precisam de mais tempo. O importante é que você esteja comprometido consigo mesmo e que sinta que o espaço está fazendo sentido.
Para um trabalho efetivo, normalmente de 24 à 48 sessões conseguimos ter bons efeitos e é um tempo bom para atingir determinados objetivos. O primeiros efeitos você sente nas 4 primeiras sessões.
6. Com que frequência acontecem as sessões?
Normalmente, uma vez por semana. Mas isso pode variar conforme sua demanda e disponibilidade.
7. Você atende convênio?
Não atendo convênios diretamente, mas emito recibo para reembolso, caso seu plano ofereça essa possibilidade.
8. E se eu não conseguir me abrir?
É totalmente compreensível. Ninguém é obrigado a falar tudo de uma vez. A confiança vai sendo construída aos poucos. Você é quem dita o ritmo. Eu apenas ajudo, caso você “trave”, conduzindo de maneira respeitosa e cuidadosa. Estou aqui para acolher, não para forçar.
9. Terapia é só para adultos?
Atualmente, atendo apenas adultos. Se você busca atendimento para adolescentes ou crianças, posso indicar colegas de confiança.

